Quando se reflete sobre a estrutura da casa ou de um espaço público, os primeiros pensamentos são investidos na disposição da entrada, nos focos de luz, na ergonomia da cozinha (no caso doméstico) ou da zona comum (no caso de espaços comerciais ou de trabalho), e outras considerações de índole estética. No entanto, umas das divisões mais importantes, pelo seu nível de utilização e incremento no conforto do utilizador, é sem sombra de dúvida a casa de banho.
Por ser um espaço de suprimento de necessidades básicas, é não só necessário que esta esteja equipada para todas as necessidades fundamentais, como que seja apropriada para todos os tipos de pessoas.
Uma das comodidades mais importantes é, obviamente, a sanita. O funcionamento da mesma é simples, mas existem diversas pequenas variações à sua estética e modo de utilização. Uma delas toma a forma de autoclismo embutido.
Autoclismo Embutido
A disposição mais comum de uma sanita envolve uma estrutura cuja sanita e o autoclismo são duas componentes separadas. Sob a forma de assento temos a sanita e, perpendicular a esta e acoplada à parede, encontra-se o autoclismo. Ainda que ligados, os dois componentes são bastante distinguíveis.
Ao instalar uma sanita comum, a utilização do espaço é sub ótima, particularmente se a casa de banho não for ampla o suficiente. Nesses casos, pode ser mais apropriado instalar um autoclismo embutido, isto é, “esconder” o autoclismo – o depósito de água e o sistema de libertação da mesma – na parede. Assim, visualmente, notar-se-á apenas a sanita e o botão que ativa o autoclismo.
Vantagens de um Autoclismo Embutido
Estética: Para quem prefere um aspecto minimalista e polido, a instalação de um autoclismo embutido é discutivelmente a opção preferível. Dotando a casa de banho de um ar moderno, esta opção é a preferida da maior parte de donos de estabelecimentos abertos ao público.
Limpeza: Com menos área de limpeza e espaço de contacto entre o utilizador e a sanita, a sanitização torna-se mais fácil e, por isso, económica.
Utilização Intuitiva: Ao simplificar a forma e dar ênfase ao botão de autoclismo, permite que a interação humana não dê azo a possíveis avarias.
Desvantagens de um Autoclismo Embutido
Manutenção: Problemas de funcionamento dos autoclismos são mais comuns do que é perceptível, especialmente em espaço com uma afluência acima da média. Espaços públicos estarão mais susceptíveis a avarias, não só pelo volume de pessoas que utilizam diariamente a casa de banho, como as práticas muitas vezes questionáveis dos utilizadores. Não é, no entanto, um problema exclusivo a espaços comerciais e abertos ao público.
No caso de avaria, é bastante mais fácil verificar e resolver o problema numa sanita comum do que numa de autoclismo embutido, já que muitas vezes pode ser necessário danificar a parede, azulejos, ou outro material que oculta o aparelho.
Esta situação tem sido mitigada com os novos modelos, cujo acesso à componente mecânica do autoclismo é facilitado, mas pode ainda assim gerar prejuízos que não são antevistos na altura da instalação.
Posso instalar um Autoclismo Embutido na minha Casa de Banho?
A instalação de um autoclismo embutido não envolve bricolage complexa nem uma estrutura específica. No entanto, é importante salientar que, dependo da idade das casas, ou por idiossincrasias específicas à construção, pode não ser aconselhável optar por um autoclismo embutido. Se a parede não tiver espaço para a instalação, se entrar em conflito com o esqueleto elétrico e de canalização da casa, ou se a parede for de madeira e a estrutura não estiver bem isolada, a instalação pode-se tornar proibitivamente dispendiosa ou mesmo impossível.
Para saber se o seu espaço pode acomodar um sistema de Autoclismo Embutido, é importante falar com o distribuidor, para que este possa avaliar o seu espaço e oferecer sugestões que melhor se adaptam à sua situação, e orçamentos que se adequam ao que pretende gastar.
É igualmente importante questionar o seu instalador profissional sobre a manutenção do autoclismo, para se salvaguardar de eventuais infortúnios no futuro.