O Projeto AQUA+ da ADENE promove a Eficiência Hídrica na Construção. Conheça-o!
A água é um bem vital, embora cada vez mais escasso. Preservar e cuidar os recursos hídricos é muito mais do que poupar água nas tarefas do dia-a-dia. Há muito à nossa volta que precisa ser alterado para atingir esse fim. É o caso da construção de edifícios: é necessário repensar a forma como são concebidos, de modo a assegurar que cada novo projeto de construção e reabilitação que surja, resulte em edifícios mais eficientes. Foi a pensar nessa perspetiva que nasceu o projeto AQUA+ da ADENE (Agência para a Energia).
O que é o projeto AQUA+ e para que serve?
A ADENE, em conjunto com entidades institucionais e parceiros do panorama científico e tecnológico nacional, lançou o Projeto AQUA+, Água na Medida Certa, criado com o objetivo de sensibilizar os cidadãos e dotá-los de informação sobre a eficiência hídrica das suas casas e de instrumentos capazes de melhorar o desempenho hídrico das mesmas.
Com o projeto AQUA+, a ADENE conseguiu criar um sistema simples, baseado num índice de classificação do desempenho hídrico dos edifícios, que permite avaliar e classificar de modo a promover mais e melhores práticas de eficiência hídrica dos edifíciosnas suas variadas fases: projeto, construção, reabilitação ou em uso.
Como é feita a classificação de eficiência hídrica AQUA+?
A classificação é feita através de uma metodologia inovadora que determina e comunica o desempenho hídrico dos imóveis, numa escala que vai de A+ (mais eficiente) a F (menos eficiente). Assim, é possível identificar oportunidades de melhoria e poupança, com base nas infraestruturas e equipamentos que influenciam o consumo de água em casa.
A classificação AQUA+ permite, assim, a realização de investimentos mais racionais, assegurando um uso mais eficiente da água, nomeadamente através de:
- Escolha de equipamentos mais eficientes e com menor consumo de água (torneiras, autoclismos, máquinas de lavar,…);
- Introdução de sistemas de recirculação de água quente nos edifícios;
- Instalação de contadores dedicados e sistemas inteligentes para monitorização e gestão ativa de consumos no imóvel;
- Aproveitamento de águas pluviais e reutilização de águas cinzentas;
- Instalação de sistemas de rega mais eficientes.
O impacto do Projeto AQUA+
Portugal é o segundo país da União Europeia com maior consumo de água por habitante e onde se preveem fortes impactos das alterações climáticas na disponibilidade de água. Daí ser imperativo aproveitar o potencial de poupança de água nos edifícios. Não só nos residenciais: prevê-se que o Projeto AQUA+ se estenda a outras tipologias de imóveis nas áreas do turismo, comércio e serviços.
Espera-se que o AQUA+, enquanto sistema de avaliação e classificação de eficiência hídrica de edifícios, aumente a procura por soluções mais eficientes e contribua para uma maior relevância do desempenho hídrico dos imóveis, contribuindo para uma dinâmica de transformação e diferenciação dos edifícios do futuro.