Escassez de Recursos Hídricos: 10 dicas para uma gestão eficiente do consumo de água
Estudos recentes indicam, que com a atual tendência do aumento das temperaturas, o Sul e o Centro da Europa irão tornar-se gradualmente mais secos e quentes. No caso do nosso país, neste momento, 89% do território português está em situação de seca, sendo que o Alentejo e o Algarve se encontram em seca severa e extrema.
A Importância da Conservação da Água perante a sua escassez global
Ao contrário do que acontece em muitas regiões do planeta, no nosso cantinho à beira-mar plantado ainda somos privilegiados porque temos acesso a água potável. Mas a manter-se a tendência não será sempre assim, pois a seca tenderá a agravar-se e porque nós gastamos mais água do que aquela que precisamos de facto: o nosso gasto médio diário por habitante é de 190 litros, quando as nossas necessidades básicas poderiam ser satisfeitas com 110 litros/dia/habitante.
Tudo isto trará impactos negativos graduais em todas as atividades humanas, em especial na disponibilidade de água potável, tanto para consumo humano como para outras atividades como é o caso da agricultura. A solução passará pela mudança de mentalidades e pela conjugação da redução do consumo com a melhor gestão dos recursos hídricos. Vejamos, pois, algumas atitudes que todos podemos tomar para fazermos parte desta mudança.
10 dicas para economizar água:
- Instalar um sistema de aproveitamento de águas pluviais para poder utilizá-la em instalações sanitárias e na rega.
- Instalar um sistema de rega automática com temporizador/controlador de rega para limitar o gasto de água no tempo
- Instalar um sistema de medição instantânea do consumo de água e a deteção de fugas de água através
- Consultar os rótulos de eficiência hídrica ANQIP e adquirir torneiras, autoclismos e chuveiros mais eficientes, com certificados com classificação A ou superior.
- Reduzir o caudal de água, usando as torneiras eficientes, os chuveiros de baixo consumo de água como as torneiras termostáticas, ou aplicando reguladores de caudal;
- Preferir mecanismos de autoclismo com descargas sustentáveis, como as descargas interrompidas ou a dupla descarga.
- Reduzir o tempo em que as torneiras e chuveiros estão abertos, fechando a torneira enquanto se lavam os dentes ou a loiça, ou utilizando um temporizador durante o banho
- Não tomar banhos de imersão nas banheiras
- Nos eletrodomésticos que consomem água, como as máquinas de lavar loiça e roupa, escolher os modelos com classificação de eficiência hídrica elevada e, casa haja, escolher o programa ECO aquando da utilização.
- Dar preferência à lavagem da louça na máquina e somente quando esta estiver cheia.
Vamos contribuir para um futuro mais sustentável
O que é que já implementou desta lista na sua vida? Se precisa de esclarecimentos ou aconselhamento relativamente a algum dos pontos referidos, encontrará o apoio de que precisa em qualquer um dos Showroom Sanitop. Juntos vamos contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos, para que os nossos filhos e netos possam usufruir deles, tal como nós.