Bem vindo ao Showroom Sanitop
Vai construir ou renovar a sua casa de banho e não sabe por onde começar? Encontre a solução certa e adequada para si.
Minimalista
2 em 1
Clássico
Contemporâneo
Nós somos fantásticos, siga-nos!
Poupar Água

Poupança de água em casa. É uma forma de reduzirmos a fatura da água no final do mês, mas também uma forma de pouparmos um recurso natural cada vez mais escasso e garantirmos um planeta mais sustentável.

Sabia que 97,5% da água do nosso planeta está presente nos oceanos, e é demasiado salgada para o consumo humano? E que 2,5% está dividida entre glaciares e água para consumo humano?

Sobra apenas um pequeno pedaço desta água não só para beber, mas também para cozinhar, higiene pessoal, lavar roupa, lavar loiça, e para produzir grande parte dos nossos recursos, desde roupa a comida.

Preparámos 6 dicas essenciais para poupar água em casa, ao mesmo tempo que economiza um recurso essencial à nossa própria sobrevivência e à estabilidade do nosso ecossistema.

1. Adquirir Equipamentos Eficientes

A primeira forma de poupar água em casa, é adquirir chuveiros, autoclismos e torneiras eficientes, tanto de cozinha, como de casa de banho, equipamentos que pode encontrar na Sanitop e lhe permitem poupar dezenas de litros de água diariamente.

2. Verificar Fugas

As fugas na canalização, seja na banheira, no lava-loiça, ou na rega do jardim, representam um autêntico descontrole na perda de água e são a principal fonte de desperdício de água doméstica, fazendo com que cerca de 60 litros de água potável acabem diretamente no ralo.

Faça uma vistoria a todas as torneiras, canalização e sistemas de rega para detectar e reparar possíveis fugas de água e tornar o seu consumo de água mais eficiente, bem como reduzir a despesa à companhia das águas. Na Sanitop dispomos de produtos de fácil instalação que ajudam a controlar estas fugas e tudo através de uma App.

3. Contabilize o Tempo no Duche

Cada minuto que passa no chuveiro, representa em média, um consumo de 17 litros de água. Defina um temporizador no seu telemóvel para um banho curto, eficaz e economizador de água.

Verifique também o chuveiro de forma regular para verificar se debita a água com a pressão certa e regulada.

Na Sanitop, dispomos de várias opções de chuveiros de mão com regulador de caudal de 8l/min que reduzem em média 50% do desperdício de água no banho.

4. Troque para um Autoclismo de Descarga Dupla

Há quanto tempo não troca o seu autoclismo? Os autoclismos evoluíram no sentido de eficiência hídrica, especialmente na tecnologia de descarga dupla que descarrega apenas 6 a 4 litros de água em cada descarga, em vez dos 10 a 13 litros dos autoclismos convencionais.  Convém ter atenção à sanita instalada também, pois devrá ser compatível com uma descarga reduzida.

5. Lave Mais Roupa Menos Vezes

Colocar mais carga de roupa na máquina de lavar roupa, e fazer apenas uma lavagem, em vez de fazer duas meias cargas, significa não só poupança de água, mas também de energia e dezenas de euros no final do mês.

6. Reduza o Desperdício de Comida

Mais de 50% do consumo de água é para produção de carne para consumo, de cereais e de fruta, entre outros alimentos.

Em Portugal, cerca de 1 tonelada de comida e bebida acabam no caixote do lixo todos os anos.

Para poupar água é essencial que tente evitar ao máximo o desperdício de comida, seja por si, seja participando em campanhas como a Unidos Contra o Desperdício, ou a Too Good to Go.

Consciência de Todos

Com as alterações climáticas e a subida da temperatura da água dos oceanos, os nossos recursos hídricos para consumo são cada vez mais escassos, pelo que é obrigatório que cada um de nós tenha a consciência diária de poupança de água, seja no nosso banho diário, seja na lavagem da loiça ou da roupa, etc. não só para salvaguardar a nossa sobrevivência, mas também para que o nosso ecossistema funcione de forma equilibrada.

    captcha
    Insira o código: